22 estados & df

Eldorado Business Tower, Rochavera Corporate Tower, Eco Berrini,. Torre Santander, Edifício JK 1455 e Editora Abril. .... Una obra de teatro presentada por el SESI (Servicio Social de la Industria) hizo que los trabajadores de la ... Equipe de meio ambiente e grupo de teatro do SESI. Equipo de medio ambiente y grupo de ...
2MB Größe 5 Downloads 111 vistas
COM A PALAVRA, OS ESPECIALISTAS LIDERANÇA BRASILEIRA EM CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS NA AMÉRICA LATINA O Brasil é o líder na América Latina em construções sustentáveis e a cidade de São Paulo, já conhecida como capital dos negócios, da gastronomia e da moda, detém ainda o título de capital latino-americana da sustentabilidade. A metrópole é hoje o principal polo de empreendimentos sustentáveis da América Latina, de acordo com números do Green Building Council Brasil, organização que fomenta a indústria de construções sustentáveis no País. Dos 1.765 empreendimentos registrados na região em busca do selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), mais de 44% estão localizados no Brasil. Os números de empreendimentos já certificados com o selo mostram o mesmo desempenho: das 254 construções certificadas na América Latina, 44% estão no Brasil e 18% na capital paulista.

70%. No Brasil, a população urbana chega a 85%. As cidades ocupam apenas 2% de toda a terra do planeta, mas respondem por 60% a 80% do consumo de energia e por 75% das emissões de gases de efeito estufa, e usam 75% dos recursos naturais do planeta. O desafio que se apresenta para as cidades é promover o desenvolvimento urbano de maneira sustentável, com geração de riqueza e mais qualidade de vida para todos os seus habitantes. É a vez e a hora de projetarmos cidades para as pessoas que nelas vivem. Com este objetivo, o GBC Brasil lançou em setembro o MBA em Cidades, Bairros e Condomínios Sustentáveis para capacitar os profissionais do setor a praticarem este conceito.

Quando olhamos apenas os números brasileiros, a liderança de São Paulo é ainda mais folgada. Desde o início da certificação LEED no País, 783 empreendimentos foram registrados para obter o selo, dos quais 25% estão localizados em São Paulo – são 199 construções cadastradas. Entre os que já trazem o selo LEED, 43% estão na cidade, que conta com 48 empreendimentos certificados. O Brasil destaca-se nos últimos anos pela ampla procura pelo selo LEED. Em agosto deste ano, o País atingiu a marca de 112 empreendimentos certificados, subindo mais um degrau rumo à liderança mundial em construções sustentáveis – o País está em 4º lugar, com previsão de atingir a 3ª posição até o fim deste ano, ultrapassando os Emirados Árabes e ficando atrás apenas dos EUA e China. Na capital paulista, os números são expressivos devido ao tamanho do mercado, mas poderiam ser ainda maiores se a cidade contasse com incentivos legais para a construção sustentável, como já ocorre no Rio de Janeiro. Com a crescente oferta de empreendimentos em São Paulo, a certificação torna-se um diferencial importante, não só pela questão ambiental como pela possibilidade de economia de recursos na manutenção de um prédio. Entre os edifícios com a Certificação LEED na metrópole paulistana, merecem destaque o Eldorado Business Tower, Rochavera Corporate Tower, Eco Berrini, Torre Santander, Edifício JK 1455 e Editora Abril. A urbanização crescente está forçando as cidades do mundo a tornarem suas infraestruturas mais eficientes e sustentáveis. Hoje, a maior parte da humanidade vive nas cidades. Em 2030, serão 60% e, em 2050, o total deverá ser de

Marcos Casado, Engenheiro Civil e Diretor Técnico e Educacional do GBC Brasil

AM - 9

PROJETOS REGISTRADOS LEED POR ESTADO

MT - 2 GO - 1 DF - 21/1

22 ESTADOS & DF

MS - 1

PR - 43/3

783 REGISTROS 112 CERTIFICADOS fonte: GBC Brasil Agosto 2013

AG_revista_2013_print_v5.indd 12

20/12/2013 10:41:36

Angra 3 Rio de Janeiro – Brasil Usina Nuclear Angra Segmento/escopo: energia nuclear

Angra 3

Río de Janeiro – Brasil Central Nuclear Angra Segmento/ámbito: energia nuclear

Não ao desperdício! Conhecer boas práticas ambientais da siderúrgica ArcelorMittal foi o estímulo que receberam os funcionários das obras da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (Unidade 3), durante a Semana Mundial do Meio Ambiente. Quem assistiu à palestra “Fabricação do aço na ArcelorMittal. Aspectos e Impactos Ambientais” concorreu a brindes, como bicicleta, camisetas e DVDs, além de embalagens com sabão de lavar louça fabricado a partir de resíduos de óleo vegetal usado. O objetivo da iniciativa foi incentivar o uso consciente dos recursos naturais, evitando o desperdício. Durante a semana, o Treinamento Diário do Sistema de Gestão Integrado (TDSGI) abordou temas ligados à conservação ambiental. As equipes tiveram a oportunidade de refletir sobre como colocar em prática ações cotidianas voltadas para sustentabilidade.

¡No al desperdicio! Conocer las buenas prácticas ambientales de la siderúrgica ArcelorMittal fue el estímulo que recibieron los funcionarios de las obras de la Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (Unidad 3) durante la Semana Mundial del Medio Ambiente. Aquellos que asistieron a la charla “Fabricación de acero en Arcelor Mittal. Aspectos e Impactos ambientales” compitieron por premios, tales como una bicicleta, camisetas y varios reproductores de DVD, además de envases con jabón para lavar vajilla fabricado a partir de residuos de aceite vegetal usado. El objetivo de la iniciativa fue incentivar el uso consciente de los recursos naturales, evitando así el desperdicio. Durante la semana, la Capacitación Diaria del Sistema de Gestión Integrada (TDSGI) abordó temas relacionados con la conservación ambiental. Los equipos tuvieron la oportunidad de reflexionar sobre cómo poner en práctica tareas cotidianas que se enfoquen en la sostenibilidad.

Premiação após palestra sobre fabricação de aço Premiación después de la charla sobre la fabricación de acero 18

SEMANA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE 2013

AG_revista_2013_print_v5.indd 18

20/12/2013 10:42:17

AREAM

Amazonas – Brasil Arena de la Amazonia Segmento/ámbito: estadios y complejos deportivos

AREAM Amazonas – Brasil Arena da Amazônia Segmento/escopo: arenas e complexos esportivos

Foco en la reutilización de materiales

Equipe de meio ambiente e grupo de teatro do SESI Equipo de medio ambiente y grupo de teatro del SESI

Foco na reutilização de materiais Uma peça teatral apresentada pelo SESI (Serviço Social da Indústria) fez os funcionários da obra Arena da Amazônia, em Manaus, refletirem sobre os resíduos sólidos gerados na unidade. As encenações diárias, voltadas para os diferentes times da obra, eram interativas e contaram com grande participação da plateia. Os eventos discutiram temas como a necessidade de focar esforços na redução de resíduos gerados, importância de reaproveitar os resíduos que não puderam ser evitados e realização de coleta seletiva no canteiro de obras. Como exemplo concreto das ideias apresentadas, houve a distribuição de brindes feitos com material reciclado: sacola retornável fabricada com material de banners usados em antigas campanhas e bloco de anotações feito com papel gerado no escritório, além de caneca para evitar o uso de copos descartáveis e camiseta com o tema da semana. Outro resíduo gerado na unidade, bobina de cabos elétricos, foi utilizado para a fabricação de bancos instalados na área de lazer da obra.

Una obra de teatro presentada por el SESI (Servicio Social de la Industria) hizo que los trabajadores de la obra Arena de la Amazonía, en Manaus, reflexionaran sobre los residuos sólidos que se producen en la unidad. Las puestas en escena diarias, dirigidas a los diferentes equipos de la obra, fueron muy interactivas y contaron con gran participación del público. En los eventos se discutieron temas tales como la necesidad de unir esfuerzos para la reducción de los residuos que se generan, la importancia de reaprovechar los residuos cuya generación no se pudo evitar y la realización de la recolección selectiva en el cantero de las obras. Como ejemplo concreto de las ideas presentadas, tuvo lugar la distribución de obsequios hechos con material reciclado: una bolsa reutilizable fabricada con material de banners usados en antiguas campañas y un bloc para anotaciones hecho con papel producido en la oficina, además de una taza para evitar el uso de vasos desechables y una camiseta con el tema de la semana. Otro residuo que se genera en la unidad, la bobina de cables eléctricos, se utilizó para la fabricación de bancos instalados en el area de convivencia de la obra.

SEMANA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE 2013

AG_revista_2013_print_v5.indd 19

19

20/12/2013 10:42:27

OFICINA - SEDE ZAGOPE Y ZPAL

SEDE CORPORATIVA Portugal Segmento/ámbito: oficinas corporativas y mantenimiento de equipos

Ação ambiental e social O tema “Transformar Resíduos Sólidos em Oportunidades” foi acompanhado de uma ação de responsabilidade social pela qual “resíduos” muito especiais receberam bons destinos durante a Semana Mundial do Meio Ambiente: roupas e brinquedos. Na campanha “Troque roupas e brinquedos usados por sorrisos”, os colaboradores arrecadaram entre eles esses itens, já sem utilidade, que de outra forma poderiam ir para o lixo comum, para distribuir a crianças que ainda podem fazer ótimo uso deles. A divulgação das atividades de distribuição de roupas e brinquedos, bem como a conscientização sobre a gestão de resíduos sólidos foi feita inteiramente por e-mail, evitando o uso desnecessário de papel. Quem participou ajudou a melhorar o meio ambiente e também a qualidade de vida de muitas crianças. O reaproveitamento foi trabalhado por meio de campanhas de doação de roupas e brinquedos El reaprovechamiento se trabajó por medio de campañas de donación de ropa y juguetes

ESCRITÓRIO-SEDE ZAGOPE E ZPAL SEDE CORPORATIVA Portugal Segmento/escopo: escritórios corporativos e manutenção de equipamentos

Práctica ambiental y social El tema “Transformar residuos sólidos en oportunidades” se acompañó con una práctica de responsabilidad social mediante la cual “residuos” muy especiales (ropas y juguetes) se destinaron muy bien durante la Semana Mundial del Medio Ambiente. Para la campaña “Cambie ropas y juguetes usados por sonrisas”, los colaboradores juntaron esos objetos, ya sin utilidad, que de otra forma hubieran ido a parar a la basura, para donarlos a niños que aún pueden hacer buen uso de ellos. La difusión de las actividades de distribución de ropas y juguetes, así como la concienciación sobre la gestión de residuos sólidos, se hizo totalmente por correo electrónico, para evitar así el uso innecesario de papel. Los participantes ayudaron a mejorar el medio ambiente y también la calidad de vida de muchos niños.

SEMANA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE 2013

AG_revista_2013_print_v5.indd 27

27

20/12/2013 10:43:04