TELEFÔNICA BRASIL S.A. Companhia Aberta CNPJ MF 02.558.157/0001-62 - NIRE 35.3.001.5881-4
FATO RELEVANTE
A Telefônica Brasil S.A. ("Companhia") vem a público, na forma e para os fins da Instrução CVM nº 358/02, informar que foi aprovada pelo seu Conselho de Administração, a apreciação de oportunidade de negócio consubstanciada na aquisição da totalidade do capital social de emissão da sociedade Global Village Telecom S.A. (“GVT”). Para tanto, aprovaram o envio pela Companhia em conjunto com a Telefónica, S.A., de oferta de compra dirigida à Vivendi S.A. (“Vivendi”), para a aquisição, pela Companhia, das ações representativas da totalidade do capital social da GVT, nos seguintes termos (“Oferta”): - Como contraprestação pela aquisição pretendida, a Oferta contempla o montante correspondente a R$20,100 bi, sendo parte deste valor pago à vista, em moeda corrente nacional no montante de R$11,962 bi, e parte na forma de ações de emissão da Companhia representativas de 12% do capital social desta após a aquisição da GVT. Os recursos necessários ao financiamento da aquisição seriam obtidos mediante aumento de capital a ser realizado na Companhia, com a subscrição pela Telefónica, S.A. e demais companhias do Grupo Telefônica, na proporção das respectivas participações no capital social da Companhia, observado o direito de preferência dos demais acionistas. - A Oferta é válida até 03 de setembro de 2014. Referido prazo poderá não ser observado caso a Oferta seja aceita pela Vivendi antes do fim de referido período de validade ou, alternativamente, caso seja ampliado o prazo de vigência da Oferta; e - A Oferta está sujeita a condições usualmente aplicáveis a este tipo de transação, bem como à obtenção das autorizações regulatórias aplicáveis (incluindo o Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE e a Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL). Por fim, a Companhia informa que, nesta mesma data, a Telefónica, S.A. divulgou, nos mercados onde suas ações são negociadas, fato relevante tratando da Oferta ora descrita, cujo teor encontra-se transcrito a seguir. São Paulo, 05 de agosto de 2014. Alberto Manuel Horcajo Aguirre Diretor de Relações com Investidores Telefônica Brasil – Relações com Investidores Tel: +55 11 97420 1172Email:
[email protected] www.telefonica.com.br/investidores
TELEFÔNICA BRASIL S.A. Companhia Aberta CNPJ MF 02.558.157/0001-62 - NIRE 35.3.001.5881-4 “RAMIRO SÁNCHEZ DE LERÍN GARCÍA-OVIES Secretario General y del Consejo de Administración TELEFÓNICA, S.A.
TELEFÓNICA, S.A. de conformidad con lo establecido en el artículo 82 de la Ley del Mercado de Valores, procede por medio del presente escrito a comunicar el siguiente
HECHO RELEVANTE Telefónica, S.A. y Telefónica Brasil, S.A. han presentado a Vivendi, S.A. una oferta (la “Oferta”) para la integración entre Telefónica Brasil, S.A. y Global Village Telecom, S.A. (GVT), que incluye una contraprestación para Vivendi, S.A. consistente en un importe en efectivo de 11.962 millones de Reales de Reales brasileños así como la entrega de acciones de nueva emisión representativas de un 12% del capital social de Telefónica Brasil, S.A. tras la combinación de ésta con GVT. Así, el importe de la Oferta, de acuerdo con el precio de cotización actual de Telefónica Brasil, S.A., asciende a un total de 20.100 millones de Reales brasileños (equivalente a 6.700 millones de Euros al tipo de cambio actual). La contraprestación en efectivo se financiaría mediante una ampliación de capital en Telefónica Brasil, S.A., en la que Telefónica, S.A. suscribiría su parte proporcional financiada, a su vez, mediante una ampliación de capital. La Oferta contempla que, en el supuesto en que Vivendi, S.A. estuviese interesada en la adquisición de una participación estable en Telecom Italia, S.p.A. (“Telecom Italia”), Telefónica, S.A. podría ofrecerle la adquisición, en efectivo, de hasta 1.110 millones de acciones ordinarias de Telecom Italia, que representan actualmente una participación del 8,3% del capital con derecho a voto de Telecom Italia, directamente o a través de un instrumento convertible. La transmisión de las acciones se produciría al cierre de la transacción entre Vivendi, S.A. y Telefónica Brasil, S.A. De acuerdo con lo señalado en la Oferta, la misma expirará el 3 de septiembre de 2014, salvo que, con anterioridad, haya sido aceptada por Vivendi, S.A., o los Oferentes decidan ampliar el periodo de vigencia de la misma. Esta Oferta está sujeta a la obtención de las pertinentes autorizaciones regulatorias (incluyendo en materia de telecomunicaciones y de defensa de la competencia) y al cumplimiento de otras condiciones habituales en este tipo de transacciones. Telefónica Brasil, S.A. es la compañía líder en el mercado de telefonía móvil y el proveedor de banda ancha líder en la ciudad de Sao Paulo. GVT es el operador alternativo más exitoso y de mayor crecimiento en Brasil. Una combinación de ambas compañías crearía el mayor operador de telecomunicaciones en el mayor mercado de Latinoamérica, proporcionando una plataforma única para la generación de sinergias y creación de valor. En Madrid, a 5 de agosto de 2014. COMISIÓN NACIONAL DEL MERCADO DE VALORES- MADRID ”
TELEFÔNICA BRASIL S.A. Companhia Aberta CNPJ MF 02.558.157/0001-62 - NIRE 35.3.001.5881-4
Tradução livre do Fato Relevante divulgado pela Telefonica, S.A. e acima transcrito: “RAMIRO SÁNCHEZ DE LERÍN GARCÍA-OVIES Secretario Geral e do Conselho de Administração TELEFÓNICA, S.A.
TELEFÓNICA, S.A. em confirmidade com o estabelecido no artigo 82 da Lei do Mercado de Valores vem por meio do presente comunicar o seguinte
FATO RELEVANTE Telefónica S.A. e Telefônica Brasil S.A. apresentaram à Vivendi S.A. uma oferta (a “Oferta”) para integração entre Telefônica Brasil S.A. e Global Village Telecom S.A. (“GVT”), que inclui uma contraprestação para Vivendi S.A. consistindo em uma quantia em dinheiro de 11.962 milhões de Reais, bem como na entrega das novas ações a serem emitidas, representativas de 12% do capital social da Telefônica Brasil S.A. após a integração desta com a GVT. Desta forma, o valor da Oferta, de acordo com o preço de cotação atual da Telefônica Brasil S.A., totaliza 20.100 milhões de Reais (equivalente a 6.700 milhões de Euros pelo câmbio atual). A contraprestação em dinheiro seria financiada mediante aumento de capital da Telefônica Brasil S.A., no qual a Telefónica S.A. subscreveria sua parte proporcional financiada, por sua vez, através de aumento de capital desta. A Oferta contempla que, caso a Vivendi S.A. esteja interessada em adquirir uma participação estável na Telecom Italia S.p.A. (“Telecom Italia”), Telefónica S.A. poderia oferecer à ela a aquisição, em dinheiro, de até 1.110 milhões de ações ordinárias da Telecom Italia, representativas de uma participação atual de 8,3% do capital social com direito a voto da Telecom Italia, diretamente ou através de um instrumento conversível. A transferência das ações aconteceria quando do fechamento da operação entre Vivendi S.A. e Telefônica Brasil S.A.. Conforme o disposto na Oferta, esta é válida até 03 de setembro de 2014, a menos que tenha sido anteriormente aceita pela Vivendi S.A., ou caso os Ofertantes decidam ampliar o período de validade da Oferta. Esta Oferta está sujeita à obtenção das autorizações regulatórias aplicáveis (incluindo no âmbito de telecomunicações e defesa da concorrência) e ao cumprimento de outras condições usualmente aplicáveis a este tipo de operação. Telefónica Brasil S.A. é a líder no mercado de telefonia móvel e o provedor de banda larga líder na cidade de São Paulo. GVT é a operadora alternativa de maior sucesso e de maior crescimento no Brasil. Uma associação entre as duas companhias criaria a maior operadora de telecomunicações no maior mercado da América Latina, fornecendo uma plataforma única para a geração de sinergias e criação de valor. Madri, 5 de agosto de 2014. COMISSÃO NACIONAL DO MERCADO DE VALORES - MADRI ”